Confraria,veja as dicas de como montar a sua.
Encontro de amigos e vinhos
Dalva Collares
Juntar amigos que comungam dos mesmos hábitos e costumes sempre foi um desejo do ser humano.Ter o vinho como mote para tais encontros parece ainda melhor.Assim nascem as confrarias de enófilos,que se reúnem dentro de um relacionamento fraterno,como traz a etimologia da palavra,para degustarem ,estudarem,comentarem,enfim apreciarem vinhos.
As reuniões podem funcionar livremente,quando cada um escolhe e leva vinho para todos apreciarem ou serem programadas,como reuniões temáticas para quais se indica um tema e os confrades levem um vinho que se enquadre no perfil estabelecido ou a confraria compra vinho indicados.
Além de reunir os amigos,as confrarias ainda proporcionam inúmeros benefícios,é uma oportunidade e desenvolver o conhecimento e a capacidade da apreciação, incentivando a busca por mais informações sobre a bebida.
Passos importantes para criar seu grupo de degustação:
1- O primeiro passo é reunir amigos com que se tenha afinidade e que em comum tenham o apreço para o vinho.
2- É importante criar critérios para que não se perca o controle do grupo,por exemplo:tema dos próximos 3 meses,onde será a reunião,dia da semana e etc.
3- Quanto ao critério,o ideal é que o grupo não seja menor que se e nem maior que 12 membros
4-Os confrades devem estabelecer temas prévios,ou encarregar alguém da compra de todos os vinhos.
5-Padronizem uma ficha de degustação que contenham espaços para :nome do produtor,safra,tipo de uva,proporção de cada uva.Não se esqueça de deixar um campo para observações pessoais.
6-Use copos padronizados,o ideal é que cada confrade tenha sua própria maleta com número suficiente de copos.
7- Procure fazer degustação ás cegas,envolvendo a garrafa em papel alumínio,para que o rótulo não influencie a escolha.
8- Em cada edição da confraria deve haver um responsável que irá fazer uma breve apresentação do tema.Esta iniciativa estimula o estudo e ajuda a fixar o conhecimento
Dalva Collares
Comentários