Débora juiza,esposa e profetiza. Parte 1
A vida de Débora é um exemplo de que a coragem independe de sexo e de
força física, mas é uma disposição firme de servir a Deus, a despeito de todas
as circunstâncias.
- Estarei falando da a vida de Débora, a única juíza de Israel e, sob uma
interessante perspectiva,
a da coragem. Normalmente associada à masculinidade, a coragem, no entanto,
independe do sexo da pessoa mas é, antes de tudo, uma disposição firme de se
servir a Deus.
- Débora, além de ser um exemplo de coragem, é uma demonstração de que a
cultura não se confunde com os desígnios divinos e que devemos sempre discernir
o que é cultural do que é divino.
I – O MOMENTO HISTÓRICO DOS DIAS DE DÉBORA
- Débora viveu no período dos juízes, período da história de Israel cuja
duração é incerta e fomenta muitas discussões entre os estudiosos da Bíblia,
que transcorreu entre a morte de Josué, após a conquista da Terra, e a escolha
de Saul como rei. Levando-se em conta que a Bíblia afirma que o templo começou
a ser construído 480 anos depois da saída dos filhos de Israel do Egito, no
quarto ano do reinado de Salomão(I Rs.6:1). Assim, levando-se em conta que o
êxodo durou 40 anos (Dt.2:7; At.7:36), que Josué morreu com 110 anos (Jz.2:8) e
deve ter entrado na Terra Prometida com cerca de 80 anos (levando-se em conta o
que diz Calebe em Js.14:10), o que demonstra ter Josué governado cerca de 30
anos na Terra Prometida, bem como que os reinados de Saul e de Davi duraram 40
anos (respectivamente At.13:21 e II Sm.5:4), temos que o período dos juízes
tenha tido uma duração de aproximadamente 326 anos.
- O período dos juízes é um dos períodos de grande dificuldade
espiritual para o povo de Israel. O autor do livro dos juízes(a tradição
judaica atribui o livro a Samuel) narra toda esta dificuldade na passagem de
Jz.2:7-23, que é uma espécie de resumo do conteúdo de todo o livro, que, aliás,
não abarca todo o período dos juízes, vez que os governos dos dois últimos
juízes, Eli e Samuel, é narrado no Primeiro Livro de Samuel, em seus sete
primeiros capítulos.
- O primeiro problema deste período, afirmam-nos as Escrituras Sagradas,
foi a falta de educação doutrinária do povo nos seus lares. Em Jz.2:7-10, é
dito que, durante os dias de Josué e dos anciãos de sua geração, o povo de
Israel serviu a Deus, mas, enquanto seguiam o exemplo daqueles homens que
haviam conquistado a Terra Prometida, que haviam sido doutrinados por Moisés
pouco antes da morte deste, conforme vemos nos discursos do livro de
Deuteronômio, da geração que, após a conquista de boa parte da Terra, foi
levada a reafirmar o pacto com Deus por iniciativa de Josué (Js.24), não se deu
continuidade ao ensino da lei, como, aliás, havia sido determinado por Moisés
(Dt.6:6-9).
- A falta de um ensino doutrinário nos lares dos israelitas, a ausência
de uma educação bíblica dos pais aos filhos foi o primeiro fator que levou
Israel a viver um período tão difícil como foi o período dos juízes, um período
onde havia instabilidade espiritual, onde o povo permitiu que os costumes dos
povos que habitavam a terra se introduzissem no meio do povo de Deus, um
período em que a liberdade e o bem-estar foram exceção, verdadeiros oásis num
deserto de sofrimentos, opressões e domínio estrangeiro.
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