A importância de uma boa alimentação antes e durante a gestação




A gente sabe que toda gravidez necessita de cuidados nutricionais especiais, 
não é mesmo?! 
O que não significa ter que comer por 2, 
porque se vocês não sabem, o seu bebê
 só começa a ganhar peso mesmo, no final do quinto mês de gestação. 

Os nutrientes são diferentes para cada trimestre,
 isso para sempre garantir 
o perfeito crescimento do bebê. 
Aumento de peso, escolhas certas dos alimentos, 
atividade física adequada são preocupações frequentes
 em mulheres 
que estão nesse período. 

Então resolvi postar algumas dicas para vocês!


A primeira providência foi começar a tomar ácido fólico
 (ajuda diminuir os possíveis enjôos do início da gestação, 
é  fundamental para formação do sistema nervoso, 
previne má-formação congênita, diminui a queda dos cabelos, entre outros benefícios), 
ômega3, vitamininas C e E. 

Lembrando meninas, que isso tudo é fundamental 
começar a tomar ANTES da gravidez, 
pois é uma forma de preparar o seu corpo
 para a formação de uma nova vida. 

Sem contar a alimentação é claro!

,
PRIMEIRO TRIMESTRE:

Bom, sabemos que ao engravidarmos, o nosso sangue começa a alimentar o bebê durante a gestação, por isso o organismo precisa de maior quantidade de nutrientes, garantindo saúde e qualidade de vida tanto para gente, como para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

As necessidades nutricionais individuais, variam de acordo com o peso pré-gravídico, estágio da gravidez, ganho de peso na gravidez, nível de atividade física.
.

Nº de refeições = 6 (café da manhã, almoço, jantar e lanches nos intervalos);* Leite : 3 copos (ou o equivalente em derivados);* Carne SEMPRE magra(boi, peixe, frango): 2 porções;* Cereais e derivados (integrais): 2 a 4 porções;
* Leguminosas: 2 porções;
* Hortaliças e legumes: 2 ou + (1 folhoso) vermelhos e amarelos;
* Frutas: 2 ou + (1 cítrica)
Dica: Nada de misturar carboidrato com carboidrato! Exemplo: Se você optar por comer arroz, não coloque batata e vice-versa!
Cortei completamente chá verde, matte, branco… tudo que tem cafeína e  gengibre.
 (É super importante seguir a risca isso, pois todos estes itens aceleram o metabolismo e podem provocar o aborto naquela fase mais delicada no início da gestação ou até mesmo um parto pré maturo).
.
A carne crua eu já não gostava e é justamente aí um dos perigos de contrair a toxoplasmose, doença que pode afetar o cérebro, pulmões, coração, olhos ou fígado.



,
Refrigerante eu acho que nem preciso dizer que apesar de ser gostoso, não faz bem né?! Então se puder evitar…

E o famoso mito de comida japonêsa na gravidez????  


Basta vocês procurarem o seu médico para se informarem que o peixe cru não transmite a toxoplasmose, o que os médicos recomendam é que você coma sempre no lugar que você está habituada a comer, onde nunca passou mal, um lugar bem recomendado e higiênico claro! O risco de comer peixe cru, é contrair alguma bactéria…
.
Agora uma coisa que minha nutricionista me proibiu é, NADA light e nem diet… cortar tudo o que tenha aspartame, a sacarina e os edulcorantes. Uma opção é substitui-los por stevia e sucralose. Logo, voltei adoçar minha vida com açucar… rsrsrs .Mas sem exageros e sempre que dá eu evito!

SEGUNDO E TERCEIRO TRIMESTRE:
.
No segundo e terceiro trimestre de gestação, é indispensável que  as mamães aumentem a ingestão de vitaminas C e B6, e de minerais como cálcio, ferro e magnésio.
n
Aumente também o consumo de frutas cítricas, alho, aspargos, atum, couve-flor, banana, brócolis, grão de bico, lentilha, feijão, espinafre, couve, nozes, arroz integral, aveia, leite e derivados.Esses nutrientes são essenciais em todas as fases da gestação, porém nos últimos meses, o bebê suga as reservas da mãe.
n
Não podemos esquecer dos exercícios físicos que devem ser feitos do início ao fim na gestação, pois são ótimos para ajudar na circulação. Mas devem ser feitos com cautela, orientação e cuidados, respeitando sempre  seus limites!E quem está no início da gravidez, nada de exercícios com impactos heim?!
m

,
É bom lembrar que SEMPRE vocês devem consultar o médico de vocês!Este post é somente dicas que fiz durante a minha gestação.Engordei apenas 07 quilos, e  amamentando emagreci  12 kilos. Agora estou em forma e saudável.
Beijos!


Comentários

Postagens mais visitadas