sábado, 16 de fevereiro de 2013

Risoto de Catupity e tomate seco




Risoto de catupiry e tomate seco
·         
Um prato bastante equilibrado, no qual a suavidade do requeijão contrabalança a acidez um pouco agressiva do tomate seco. Como de hábito, receita para quatro pessoas. É melhor usar o arroz italiano, que hoje pode ser encontrado facilmente e não custa tão caro. O arroz Arborio é o mais comum.  Também pode ser feito com outros queijos cremosos
Ingredientes:
1 ½ litro de caldo de frango;
1 cebola pequena picada;
10 tomates secos cortados em tiras ;
200 gramas de catupiry;
4 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de óleo de milho;
350 gramas de arroz italiano;
1 xícara de chá de vinho branco seco;
4 colheres de sopa de parmesão ralado e sal.
Utensílios necessários:
Uma faca, uma tábua de cozinha; uma panela pesada, de fundo espesso, uma colher de pau, uma concha e os pratos para dispor os ingredientes.
Modo de fazer:
1- Esquente o caldo de frango e deixe no fogo bem baixo num canto de fogão.
2-Esquente duas colheres de sopa de manteiga e a colher de sopa de óleo de milho na panela grande e pesada. Fogo alto. Refogue rapidamente a cebola, que deve apenas murchar, sem dourar, sem mudar de cor.
3- Coloque o arroz e refogue durante uns três minutos, como se estivesse fazendo o arroz do dia-a-dia. Vá revirando com a colher de pau.
4-Acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Vá mexendo com a colher de pau para evitar que o arroz queime.
5- Adicione umas duas conchas de caldo de frango e continue mexendo. Espere evaporar quase totalmente e coloque mais caldo.
6- Vá repetindo essa operação, colocando mais caldo e esperando evaporar, sempre mexendo com a colher de pau.
7- Depois de 18 a 20 minutos, o arroz deve ficar al dente. Vá testando o arroz. Que deve ficar cozido, mas ainda meio durinho.
8- Uma vez cozido o arroz, incorpore o catupiry aos poucos, sempre revirando com a colher de pau.
9- Uma vez incorporado o requeijão, coloque o tomate seco e mexa bem. Apague o fogo, junte o parmesão e verifique o sal. Se necessário, coloque um pouco de sal.
Sirva bem quente.

2 comentários:

Luciana Leal disse...

Olá, adorei o seu blog, ao ler alguns posts, vi que você é uma pessoa esforçada que só quer falar e ser ouvida na blogosfera, assim como eu. Posso dizer que gostei muito do que li, vc tem um potencial enorme e sei que será um grande blog de fácil entendimento e conteúdo gostoso de ler. Sou Luciana Shirley do blog http://coisasecoisasdalu.blogspot.com.br/ se desejar me visite e siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

bruna macedo disse...

Nossa flor dever ser maravilhoso essa receita.
beijos estou lhe seguindo e se poder siga me de volta.
http://unhasdabruninha.blogspot.com